vitamina D ou D3 saiba as diferenças e onde encontrar

O que é melhor Vitamina D ou D3?

Você sabe qual a diferença entre vitamina D ou D3? E a D2, conhece? Qual é a melhor? É isso vamos ver agora! 

No dia a dia frequentemente falamos apenas vitamina D para nos referirmos aos diferentes tipos dessa vitamina, mas na verdade, essa substância lipossolúvel se apresenta em duas formas principais: 

•         Ergocalciferol (vitamina D2);

•         Colecalciferol (vitamina D3).

Mas qual é a diferença entre elas? A principal diferença entre vitamina D e D3 (D2 e D3) são suas fontes.

Enquanto a vitamina D3 é encontrada em alimentos de origem animal, por exemplo em peixes como salmão, atum, sardinha, além de ser também sintetizada na pele através da luz solar, a vitamina D2 é encontrada em algumas leveduras (fungos) e plantas.

Embora ambas as formas podem ser utilizadas e aproveitadas pelo organismo humano, a vitamina D3 se provou ser a forma mais eficaz para aumentar os níveis de vitamina D e trazer benefícios.

Tanto a vitamina D2 (ergocalciferol), quanto a D3 (colecalciferol), precisam ser ativadas no fígado para exercerem suas funções.

Segundo estudo para comparar a eficácia da suplementação com vitamina D2 e D3, a administração por 45 dias de 800 UI de vitamina D3 se provou melhor para promover a elevação da quantia de vitamina D no nosso corpo.

Onde encontramos a vitamina D3?

entenda agora a vitamina d2 e d3

Afinal, para que serve vitamina d3 colecalciferol?

A vitamina D é um nutriente essencial para o organismo humano. Além de ser encontrada em alguns alimentos e como suplemento, a principal fonte de vitamina D ainda é sua síntese pela pele através da exposição à luz solar.

Já foi comprovado (por várias pesquisas) que o colecalciferol (vitamina D3) é uma substância altamente anti-inflamatória, evitando assim, alguns tipos de câncer e muitas outras lazelas.

A produção de vitamina D por ação dos raios ultravioleta (UVB) é responsável por cerca de 90% de toda vitamina D.

Porém, a produção de quantidades adequadas de vitamina D depende de diversos fatores, como região geográfica, estação, latitude, período do dia, hábitos culturais, exposição ao sol, pigmentação, espessura da pele, idade, uso de filtro solar e doenças pré-existentes.

No geral, a recomendação é de que pessoas de pele clara se exponham ao sol por pelo menos 15 minutos por dia, sem protetor solar.

Já as pessoas de pele mais escura, como possuem limitação à penetração de raios ultravioleta, devem permanecer por mais tempo, por cerca de 1 hora. 

O melhor horário de exposição é entre as 10h e as 12h ou entre 15h e 16h.

Portanto, a principal fonte da vitamina D é a exposição à radiação ultravioleta B, mas ela também pode ser obtida a partir da dieta, em fontes alimentares, como peixes, óleo de fígado de peixes e carnes em geral.

Independente da diferença entre vitamina D e D3, você precisa suplementar

diferença entre vitamina d e d3

Infelizmente o consumo de alimentos ricos em vitamina D não é suficiente para suprir a dose diária dessa vitamina.

Em grande parte dos casos, nem mesmo a exposição à luz solar é suficiente para manter uma produção adequada da vitamina D no organismo.

Isso acontece especialmente nos casos de pessoas que moram em países mais frios ou que pela correria do dia a dia não conseguem parar para se expor ao sol diariamente.

Por isso, também existe também a possibilidade de repor a vitamina D com suplementos de vitamina D3.

Muitos médicos e nutricionistas recomendam a suplementação com vitamina D3 para que se alcance níveis ideais da substância no organismo e, dessa forma, ela possa agir trazendo seus benefícios.

A dose diária para cada pessoa deve ser indicada sob orientação de um profissional, já que cada pessoa pode ter níveis de insuficiência diferentes.

O que todos recomendam é que se busque um suplemento de qualidade, feito com a qualidade e segurança que seu corpo merece.

Como se deve tomar a vitamina D ou D3?

vitamina de vitamina d3 é a mesma coisa

Como vimos acima, somente com alimentos ricos em vitamina D não se consegue níveis ideais da substância, além disso, são poucos alimentos que a contém.

A exposição ao sol também, muitas vezes, pode não ser suficiente para chegar na quantidade diária recomendada, pois esta é dificultada pelos hábitos, rotinas agitadas e cuidados excessivos com a exposição solar.

Mesmo vivendo em um país com sol o ano inteiro, a prevalência da deficiência de vitamina D é considerada alta no Brasil.

Em alguns casos, uma exposição diária aos raios solares já seria suficiente para aumentar a quantidade da vitamina no organismo. No entanto, dependendo do nível de insuficiência e condições específicas, recorrer a suplementação pode ser o mais indicado para obter quantidades ideais diárias da vitamina.

Exemplos de aspectos que desencadeiam riscos de quedas (significativas) da Vitamina D:

  • Falta de exposição ao sol;
  • Idade avançada;
  • Pele escura;
  • Obesidade;
  • Insuficiência hepática;
  • Doenças inflamatórias;
  • Entre outros.

O primeiro passo para saber se você deve ou não tomar suplemento de vitamina D3 é conhecer os níveis da vitamina em seu organismo. 

Ao observar os valores encontrados no exame de sangue, o médico ou nutricionista determinará se você precisa da suplementação e qual a dosagem ideal para o seu caso. Seja para elevar os níveis de vitamina D ou mantê-la.

Qual o melhor horário para tomar vitamina D3?

diferença vitamina d e d3

Não há uma regra sobre o melhor horário para tomar vitamina D3. Em geral, a recomendação principal é que seja ingerida antes de uma das principais refeições, preferencialmente com alimentos que contenham alguma fonte de gordura saudável, uma vez que a vitamina é lipossolúvel, ou seja, é melhor absorvida e aproveitada em conjunto com gordura.

O mais importante é que se crie uma rotina para tomar a vitamina, isso ajuda a evitar o esquecimento e garante a dose diária.

A quantidade diária recomendada de vitamina D vai depender das necessidades de cada paciente.

No mercado você encontra cápsulas de vitamina D com dosagens variadas. Portanto, se atente ao rótulo do produto. Dessa forma, além de fornecer a quantidade ideal para você, conta ainda com um produto de qualidade comprovada Nutriblue. Volte aqui e nos conte os benefícios da vitamina D na sua vida e, não esqueça de enviar este artigo para alguém que precisa destas informações.

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