Você sabe qual a diferença entre vitamina D ou D3? E a D2, conhece? Qual é a melhor? É isso vamos ver agora!
No dia a dia frequentemente falamos apenas vitamina D para nos referirmos aos diferentes tipos dessa vitamina, mas na verdade, essa substância lipossolúvel se apresenta em duas formas principais:
• Ergocalciferol (vitamina D2);
• Colecalciferol (vitamina D3).
Mas qual é a diferença entre elas? A principal diferença entre vitamina D e D3 (D2 e D3) são suas fontes.
Enquanto a vitamina D3 é encontrada em alimentos de origem animal, por exemplo em peixes como salmão, atum, sardinha, além de ser também sintetizada na pele através da luz solar, a vitamina D2 é encontrada em algumas leveduras (fungos) e plantas.
Embora ambas as formas podem ser utilizadas e aproveitadas pelo organismo humano, a vitamina D3 se provou ser a forma mais eficaz para aumentar os níveis de vitamina D e trazer benefícios.
Tanto a vitamina D2 (ergocalciferol), quanto a D3 (colecalciferol), precisam ser ativadas no fígado para exercerem suas funções.
Segundo estudo para comparar a eficácia da suplementação com vitamina D2 e D3, a administração por 45 dias de 800 UI de vitamina D3 se provou melhor para promover a elevação da quantia de vitamina D no nosso corpo.
Conteúdo
Onde encontramos a vitamina D3?

Afinal, para que serve vitamina d3 colecalciferol?
A vitamina D é um nutriente essencial para o organismo humano. Além de ser encontrada em alguns alimentos e como suplemento, a principal fonte de vitamina D ainda é sua síntese pela pele através da exposição à luz solar.
Já foi comprovado (por várias pesquisas) que o colecalciferol (vitamina D3) é uma substância altamente anti-inflamatória, evitando assim, alguns tipos de câncer e muitas outras lazelas.
A produção de vitamina D por ação dos raios ultravioleta (UVB) é responsável por cerca de 90% de toda vitamina D.
Porém, a produção de quantidades adequadas de vitamina D depende de diversos fatores, como região geográfica, estação, latitude, período do dia, hábitos culturais, exposição ao sol, pigmentação, espessura da pele, idade, uso de filtro solar e doenças pré-existentes.
No geral, a recomendação é de que pessoas de pele clara se exponham ao sol por pelo menos 15 minutos por dia, sem protetor solar.
Já as pessoas de pele mais escura, como possuem limitação à penetração de raios ultravioleta, devem permanecer por mais tempo, por cerca de 1 hora.
O melhor horário de exposição é entre as 10h e as 12h ou entre 15h e 16h.
Portanto, a principal fonte da vitamina D é a exposição à radiação ultravioleta B, mas ela também pode ser obtida a partir da dieta, em fontes alimentares, como peixes, óleo de fígado de peixes e carnes em geral.
Independente da diferença entre vitamina D e D3, você precisa suplementar

Infelizmente o consumo de alimentos ricos em vitamina D não é suficiente para suprir a dose diária dessa vitamina.
Em grande parte dos casos, nem mesmo a exposição à luz solar é suficiente para manter uma produção adequada da vitamina D no organismo.
Isso acontece especialmente nos casos de pessoas que moram em países mais frios ou que pela correria do dia a dia não conseguem parar para se expor ao sol diariamente.
Por isso, também existe também a possibilidade de repor a vitamina D com suplementos de vitamina D3.
Muitos médicos e nutricionistas recomendam a suplementação com vitamina D3 para que se alcance níveis ideais da substância no organismo e, dessa forma, ela possa agir trazendo seus benefícios.
A dose diária para cada pessoa deve ser indicada sob orientação de um profissional, já que cada pessoa pode ter níveis de insuficiência diferentes.
O que todos recomendam é que se busque um suplemento de qualidade, feito com a qualidade e segurança que seu corpo merece.
Como se deve tomar a vitamina D ou D3?

Como vimos acima, somente com alimentos ricos em vitamina D não se consegue níveis ideais da substância, além disso, são poucos alimentos que a contém.
A exposição ao sol também, muitas vezes, pode não ser suficiente para chegar na quantidade diária recomendada, pois esta é dificultada pelos hábitos, rotinas agitadas e cuidados excessivos com a exposição solar.
Mesmo vivendo em um país com sol o ano inteiro, a prevalência da deficiência de vitamina D é considerada alta no Brasil.
Em alguns casos, uma exposição diária aos raios solares já seria suficiente para aumentar a quantidade da vitamina no organismo. No entanto, dependendo do nível de insuficiência e condições específicas, recorrer a suplementação pode ser o mais indicado para obter quantidades ideais diárias da vitamina.
Exemplos de aspectos que desencadeiam riscos de quedas (significativas) da Vitamina D:
- Falta de exposição ao sol;
- Idade avançada;
- Pele escura;
- Obesidade;
- Insuficiência hepática;
- Doenças inflamatórias;
- Entre outros.
O primeiro passo para saber se você deve ou não tomar suplemento de vitamina D3 é conhecer os níveis da vitamina em seu organismo.
Ao observar os valores encontrados no exame de sangue, o médico ou nutricionista determinará se você precisa da suplementação e qual a dosagem ideal para o seu caso. Seja para elevar os níveis de vitamina D ou mantê-la.
Qual o melhor horário para tomar vitamina D3?

Não há uma regra sobre o melhor horário para tomar vitamina D3. Em geral, a recomendação principal é que seja ingerida antes de uma das principais refeições, preferencialmente com alimentos que contenham alguma fonte de gordura saudável, uma vez que a vitamina é lipossolúvel, ou seja, é melhor absorvida e aproveitada em conjunto com gordura.
O mais importante é que se crie uma rotina para tomar a vitamina, isso ajuda a evitar o esquecimento e garante a dose diária.
A quantidade diária recomendada de vitamina D vai depender das necessidades de cada paciente.
No mercado você encontra cápsulas de vitamina D com dosagens variadas. Portanto, se atente ao rótulo do produto. Dessa forma, além de fornecer a quantidade ideal para você, conta ainda com um produto de qualidade comprovada Nutriblue. Volte aqui e nos conte os benefícios da vitamina D na sua vida e, não esqueça de enviar este artigo para alguém que precisa destas informações.