Inspeção de compressores

Inspeção de compressores NR13: entenda como funciona

Talvez você não saiba e até acredite que apenas grandes indústrias precisem de inspeção de compressores NR13, mas borracharias, postos de gasolina e consultórios odontológicos são alguns exemplos de locais onde há necessidade de fazê-la, também.

É de suma importância e precisamos de apresentar o tamanho dessa responsabilidade, que se não for executada adequadamente (pelo motivo que for) pode levar uma empresa a ser paralisada.

Vamos falar não apenas disso, mas também de como conseguir o laudo técnico e relatório de inspeção de compressores necessário que respeite as normas previstas no texto abaixo.

O que é a inspeção de compressores NR13 e qual a importância de fazê-la periodicamente?

Acreditamos que não é necessário aguardar o curso de NR13 e manutenção de compressor para que você compreenda a importância das inspeções de segurança periódicas desta Norma Reguladora. Desse modo, vamos abordar a verificação de um desses importantes equipamentos em vasos de pressão, tubulações, caldeiras, etc. 

Caso a inspeção não seja realizada pela equipe de Segurança do Trabalho, a empresa deverá arcar com uma multa que pode ser aplicada durante fiscalização. O valor, no entanto, depende da quantidade de colaboradores que possui, somada aos problemas encontrados na averiguação.

Afinal, o que é inspeção de segurança extraordinária conforme a NR 13?

Inspeção em compressores de ar

Não espere uma auditoria do Ministério do Trabalho para se assegurar em garantir todas as normas técnicas de segurança para sua empresa e seus colaboradores. E há a obrigatoriedade em realizar a inspeção de compressores NR13 em caráter extraordinário em algumas situações.

Os aparelhos contemplados pela norma precisam ser inspecionados sempre que uma grande alteração afetar o local ou mesmo se alguma urgência acontecer. Caso não seja feita, as consequências diretas são a falta de segurança para os colaboradores e a possibilidade da empresa enfrentar prejuízos financeiros.

Conforme já abordamos a natureza dos equipamentos, caso caldeiras, vasos de pressão, tubulações, necessitem de reparos por terem se tornado alvo de danos consideráveis, a inspeção deve ser feita o mais rápido o possível. Se, porventura, um dos dispositivos da lista da NR 13 precise ser mudado de ambiente, há também a necessidade de avaliação.

Aconselhamos sempre a estar com o laudo técnico em dia, principalmente quando situações demandarem uma visita extraordinária de inspeção de compressores NR 13 ou de qualquer outro equipamento.

Quais as consequências de não realizar na periodicidade regulada a inspeção de compressores NR13?

O não cumprimento da NR 13, pode implicar na insegurança do dia a dia de uma empresa, para tanto, precisamos reforçar que não seguir o regulamento afeta não só a segurança, mas a produtividade. Ocorrências nesse sentido impactam também em sanções judiciais, que vão de notificações a multas.

Em razão do uso de pressão para o pleno funcionamento, equipamentos como compressores NR13 são considerados perigosos. Desta forma, a revisão anual para condições mais seguras é indicada. A regulamentação, seguida do laudo, é tomada após vistoria do Corpo de Bombeiros que visa evitar acidentes graves e letais.

Como fazer inspeção em compressores NR13?

relatório de inspeção de compressores

É necessário que um profissional habilitado por lei, que tenha cursado Engenharia Mecânica e seja cadastrado no Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) e no Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) faça a inspeção de compressores NR 13. Só ele poderá fazer a emissão de laudo técnico e a implementação do relatório de inspeção de compressores.

Já que deixamos evidente a importância de ter a pessoa certa para fazer a atividade, sigamos: o técnico habilitado irá avaliar os vasos de pressão – que é o primeiro ponto a ser inspecionado, antes mesmo de serem colocados para funcionar no local que vão ficar definitivamente. O teste hidrostático precisa ser realizado interna e externamente também.

Esse exame será ministrado pelo engenheiro para verificar a pressão na estrutura dos compressores e, desse modo, poder dar a garantia para a empresa de que não haverá riscos para os funcionários ou para o meio ambiente.

Uma inspeção de NR 13 compressor é cara?

Entendemos haver sempre a preocupação em relação a preços quando o assunto é inspeção técnica para verificar as condições da NR compressor de ar. Muitas vezes, o proprietário da empresa opta por economizar, deixando essa atividade por último na escala de importância. O que nós percebemos se configurar num equívoco perigoso.

Desembolsar um valor de prevenção de riscos não é um gasto, deve ser encarado como um investimento sustentável dentro do negócio. Saiba de antemão que o número de equipamentos influencia no valor final: o custo da visita sai mais barato à medida que mais aparelhos são instalados/inspecionados no cliente.

Os valores são calculados geralmente em relação a horas de visita, mas a média de um estabelecimento com um número pequeno de compressores varia entre 600 e 900 reais. No entanto, a depender da quantidade de equipamentos, localização e operação de pressão aplicada, esse valor pode sofrer variações.

Porque a inspeção de compressores NR13 deve ser prioritária

Agora que nós te orientamos sobre todos os detalhes relacionados à inspeção de compressores NR 13, destacando importância, método de aplicação dos testes, profissional habilitado para emitir laudo e até mesmo as consequências de ter as Normas Regulamentadoras em dia, acreditamos que você compreende a amplitude do assunto.

Lembramos sempre que o objetivo, no final das contas, é garantir a segurança e integridade de todos no interior de um estabelecimento, seja uma fábrica, uma loja de iPhones, um comércio de qualquer natureza, qualquer tipo de empreendimento que tenha em suas instalações compressores de ar que necessitem ser acompanhados de perto.

Diminuir as ameaças ambientais, assim como de saúde, vão permitir que a vida corporativa seja extremamente benéfica. Garantir que os riscos de acidentes de trabalho sejam eliminados é premissa básica para considerar toda e qualquer inspeção. Falhas em compressores de ar podem ser catastróficas e podem culminar em infortúnios graves. 

Como esses equipamentos são de grande periculosidade, incentivamos sempre o cuidado e investir em prevenção ao invés de remediação. A Inspeção de NR 13 é extremamente relevante e sempre tome cuidado, caso seja proprietário, de mantê-las em dia e contratar empresas que estejam realmente preocupadas com o futuro do seu empreendimento.

2 comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.