O que é Esmalte dentário

Esmalte dentário: como manter saudável?

Você sabe o que é esmalte dentário e qual a sua importância dentro dos tecidos que compõem o funcionamento de nossa boca?

O esmalte dentário nada mais é do que uma camada que reveste os nossos dentes protegendo-os de bactérias e micro-organismos presentes na boca que também possuem sua atuação relevante na digestão e absorção dos nutrientes quando nos alimentamos.

Dessa forma, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre a composição do esmalte dentário e entender sua importância, questões que podem ameaçar esse esmalte e problemas bucais que são adquiridos uma vez que esse esmalte é prejudicado, podendo causar a perda dos dentes e a necessidade de buscar por um dentista de implantes.

O que é o esmalte dentário e qual sua função nos dentes?

Qual a composição do esmalte dentário

Em suma, assim como citado anteriormente, o esmalte dental pode ser caracterizado como uma das principais estruturas que formam nossos dentes para além da dentina e polpa.

Sua estrutura é formada por um tecido mineralizado que é resistente justamente por sua função de proteger os dentes de micro-organismos e bactérias. Além disso, sua composição apresenta, aproximadamente, 97% de minerais (existem, alimentos e hábitos, como café e tabagismo, que são conhecidos por causar desmineralização do esmalte dentário).

Dessa forma, pacientes com a saúde bucal em dia que visitam um consultório dentista
de forma regular, possuem um esmalte dental à vista, por ser um parte do dente mais externo, assim como o esmalte dental também é o responsável pela cor dos dentes, podendo ser um amarelo claro ao branco acinzentado.

Sua importância se dá de tal maneira, uma vez que sua estrutura é fundamental por ser a grande responsável por proteger todo o dente, como já citado anteriormente.

Além disso, é importante saber que o esmalte é a camada mais dura dos dentes e, por isso, consegue servir de barreira para a dentina e nervos, ou seja, é o guardião de partes mais sensíveis do dente.

Justamente por isso que o esmalte dentário é o grande protetor desses elementos centrais dos dentes, que uma vez afetados podem causar diversas dores e até mesmo a queda do dente, fazendo com que seja necessário buscar por uma clínica odontológica 24 horas.

Como fortalecer o esmalte dentário?

Como evitar a desmineralização do esmalte dentário e ter saúde bucal

Apesar do esmalte dentário ser a camada mais dura produzida pelo corpo humano, existem hábitos e formas de fortalecer essa camada ainda mais para que sua saúde bucal esteja bem protegida contra doenças como cáries, placas bacterianas e o próprio tártaro.

Dessa forma, alguns desses atos são justamente ter uma boa higiene bucal, o que implica a escovação dos dentes após todas as refeições, feita da maneira correta com o uso do fio dental sempre.

Qual a constituição do esmalte dentário e como mantê-lo saudável

Além da higiene bucal é preciso contar com uma dieta balanceada de forma a consumir alimentos ricos em cálcio e em outras substâncias que ajudarão no fortalecimento dos dentes e prevenção contra os diversos problemas bucais que podem ser tratados através de uma clínica de dentista.

Entretanto, é necessário compreender que mesmo o esmalte dentário sendo forte, ainda sim ele pode ser desgastado uma vez que as bactérias podem danificar o esmalte com o tempo devido a falta de bons hábitos.

Além disso, outros comportamentos podem contribuir para o desgaste do esmalte dental. Portanto, confira a seguir algumas causas do enfraquecimento e desgaste do esmalte dental:

  • Hábitos dentários errados;
  • Alimentação não saudável;
  • Consumo excessivo de alimentos e bebidas doces ou ácidos;
  • Escovação com força;
  • Escova dental de cerdas duras;
  • Doenças crônicas;
  • O fumo ou uso de produtos de tabaco;
  • Refluxo gastroesofágico ou vômito;
  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
  • Boca seca;
  • Lesão traumática.

Portanto, para manter uma boa saúde bucal e manter o seu esmalte dental intacto, principalmente em casos de pacientes que utilizam aparelho transparente, é necessário estar atento a higiene bucal, bem como a forma como escova os dentes, prestando atenção no tipo de escova e tipo de creme bucal.

Como a regeneração do esmalte dentário pode salvar sua saúde bucal

Além disso, faça questão de manter uma boa dieta de forma a evitar o consumo exacerbado de doces. Por último, mas não menos importante, faça questão de fazer consultas de rotina ao dentista para avaliação periódica de sua saúde bucal.

Isso porque, somente através da avaliação de um profissional é possível identificar doenças de forma inicial para que o tratamento possa ser bem sucedido e muitas vezes sintomas ou maiores desgastes podem ser evitados.

Não deixe de visitar o blog Qualivida Online, lá é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental. Até mais.

2 comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.