o que é clareamento dental e como funciona

Como funciona a evolução do clareamento dental: entenda mais sobre esse processo

O clareamento dental é um procedimento muito procurado por diversos tipos de paciente, de várias idades, perfis e problemas bucais diferentes. Isso porque, dentes mais brancos são características desejadas por quase todas as pessoas. 

Dessa forma, o tratamento também se apresenta como uma necessidade para qualquer um, uma vez que, o amarelamento dos dentes é algo que acontece de forma natural com o passar do tempo, mesmo tomando todas as precauções possíveis para fazer com que essa característica seja suavizada no esmalte dentário.

Além disso, o clareamento dental também é um tratamento importante para a estética do sorriso, que faz toda a diferença, principalmente em relação à autoestima do paciente, já que isso pode interferir até mesmo em transtornos psicológicos, por exemplo.

Desse modo, sabendo disso, confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito do clareamento dos dentes, bem como as principais características, benefícios e as melhores opções.

Por que fazer um clareamento dental?

porque fazer clareamento nos dentes

Além do benefício mais óbvio, que é o clareamento, há alguns outros requisitos que o paciente pode conquistar por optar em realizar um clareamento ao invés de outros tratamentos, como por exemplo a lente nos dentes.

Aumenta a sua autoestima

Como já mencionado anteriormente, o clareamento tem um papel fundamental na manutenção da autoestima. 

Apesar de existir muitas formas de melhorar a autoestima, o clareamento se destaca, uma vez que o sorriso faz parte da identidade de alguém. 

Não é à toa que existe até mesmo um ditado popular que diz que o sorriso é o cartão postal de alguém.

Dessa forma, ao conseguir dentes mais belos e claros, é possível ganhar mais autoconfiança e conquistar as melhores relações pessoais e profissionais.

Resultados duradouros

Outro benefício em optar pelo clareamento ao invés de outros tratamentos estéticos, como por exemplo a lente de dente é que após realizá-lo, seus dentes sempre estarão mais claros do que antes. 

Além disso, contando com uma rotina de boa alimentação e higienização, é possível ter melhores resultados.

Procedimento rápido

Por último, um outro ponto positivo é que além do clareamento ser um procedimento indolor e simples, quando realizado em consultório é possível ter resultados rápidos, testemunhando alterações na coloração dos dentes em apenas três sessões. 

Após isso, é só realizar as prevenções básicas.

Com quanto tempo o branqueamento dental começa a fazer efeito?

quanto tempo leva para ver o resultado do clareamento dos dentes

O clareamento é um procedimento que pode apresentar resultados rápidos, a depender dos tipos de clareamento dental, pois existe o caseiro, que funciona, mas acaba sendo mais orgânico e demorado.

Além dele, é possível realizar o clareamento através de um consultório com materiais especializados e um dentista. Esse tipo costuma dar resultados em apenas três sessões. 

Já para o branqueamento dental caseiro, é necessário entender que o tempo para a visualização dos resultados é variável. 

Ou seja, não existe um período mínimo ou máximo estabelecido para o procedimento remoto. Porém, existe uma média de 7 a 21 dias de aplicação para quase todos os dentes que tenham manchas amarelas ou escurecidas.

Com quantos anos é permitido fazer clareamento dos dentes?

a partir de qual idade pode se fazer o clareamento odontologico

Muita gente busca respostas sobre como é feito clareamento dental. Diante disso, é importante que você saiba que, apesar de nem todas as pessoas imaginarem, para realizar um clareamento nos dentes é necessário uma avaliação de um dentista para que possa ser feito o procedimento.  

Uma vez que, existem algumas contraindicações e requisitos que devem ser preenchidos para que o procedimento seja uma opção viável. 

Dessa forma, o clareamento odontológico não é aconselhável para menores de 16 anos, gestantes, mulheres que estão amamentando ou ainda em pessoas que têm manchas nos dentes causadas pelo uso de tetraciclina, ou que sofrem de sensibilidade.

Além disso, esse tipo de tratamento também não é recomendado para pacientes que possuem muitas restaurações nos dentes, uma vez que essa condição limita o resultados, já que os agentes clareadores não funcionam sobre resina.

Por último, mas não menos importante, pessoas que possuem o hábito de respirar pela boca também podem obter uma contraindicação para fazer o clareamento, uma vez que esse hábito deixa a boca mais seca, e com isso, surgem manchas.

Dessa forma, uma vez que não faça parte desse grupo que não pode realizar o procedimento, basta buscar por um médico dentista e solicitar uma avaliação, bem como informações sobre preço do clareamento dental para dar início ao tratamento e ter um sorriso mais branco e mais bonito. 

No blog Qualivida Online você pode achar muitas outras dicas e informações de valor sobre cuidados e precauções com a saúde física e mental.

Cuide-se bem, viva de maneira plena e abundante. Até logo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.